sábado, 21 de maio de 2011

Contatos x amizade

Um pessoa muito especial para mim no second life, e na minha primeira vida, sempre me chamava atenção quando me referia a algum contado no SL como amigo(a).  E ele está certo.
As vezes nos deixamos levar pelo cotidiano fantasioso do SL e acabamos por confundir as estações. Achando que meros avatares podem de fato ser chamados de amigos.  Claro que é possível  estabelecer laços de amizade e até amor no SL, mas é preciso cuidado, é preciso critério.
Embora eu, ou você, vivenciemos o SL apenas como uma continuidade de nossa RL, ou seja, somos transparentes e verdadeiros, muitos não agem assim. Para muitos, SL é exatamente aquilo a que se propôs, uma segunda vida, e muitas vezes completamente diversa da vida real. Respeito isso.
Mas as vezes eu esqueço disso, esqueço que ali pode ser apenas um jogo para alguns, uma válvula de escape, uma maneira de ser o que não se tem coragem de ser na RL. Mesmo que as vezes as situações ali sejam dramáticas, de conflito, e que você venha a agir como um verdadeiro amigo a "outra parte" pode não ver assim.  Aliás, pode te ver apenas como um personagem no seu jogo dramático de brincar de vida, te envolvendo em situações, intrigas, enredos de dar inveja a autores de novelas.
Então, de agora em diante, farei como uma pessoa que conheço no sl me disse ontem, chamarei de colegas. Como os de escola, ou trabalho. Apenas colegas na frequência desse metaverso louco.
Os amigos mesmo, desculpem os demais contatos, e colegas, mas são beeemmmm poucos. E ainda assim, como a vida mesmo me ensinou, a real, mesmo amigos podem se revelar serem apenas máscaras e personagens.
Abraços aos contatos, aos colegas e aos amigos.

Um comentário:

  1. Pois... nem todos usam uma arma chamada coração,Hamine! Amigos são conquistas que o dia-a-dia,nos traz... entre muitos "colegas" virtuais... raros são os que podemos chamar de AMIGO.

    ResponderExcluir